Maria Zilda Bethlem (pictures taken from the Internet) (as "Verônica," with Marieta Severo in Vereda Tropical/Rede Globo, 1984-85);
"'Ici, les gens ne pensent qu'à dominer et à s'entretuer...'
"Now Little Johhny Jewel,
Oh, he's so cool,
He has no decision,
He's just trying to tell a vision..."
Television
"To hold the t.v. to my lips, the air so packed with cash
Then carry it up flights of stairs and drop it in the vacant lot
To lose my train of thought and fall into your arms' tracks
And watch beneath the eyelids every passing dot..."
Nina Hagen's New York/ N.Y., leitmotiv of Verônica;
Richard Lloyd (Television) watching Tony Wilson (?) (from a Marquee Moon's CD);
Richard Lloyd (Television) watching Tony Wilson (?) (from a Marquee Moon's CD);
The heyday of Globo (#tvplimplim) was in the 1980s. Regina Casé and Consuelo Leandro are great actresses (Consuelo Leandro died in 1999). Scenes such as this are politically incorrect, histrionically absurd and at the same time truthful. People from my generation were very influenced by Globo soap operas.
Dina Sfat, Elke Maravilha & Marília Pera in Babenco's Pixote (1981);
Daft Punk's Television Rules the Nation (2001);
Resposta de Brizola ao JN, 1994 (versão curió) (A/Z 2020) [I took this video out of Youtube, because I wanted to change it];Marieta Severo in Faca de Dois Gumes (Murilo Salles, 1989);
Mila Moreira (Paulo Ghiraldelli/Youtube, 2021);
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"'Ici, les gens ne pensent qu'à dominer et à s'entretuer...'
'Tu te fais des idées, chérie. Ils ne font que regarder la télé...'"
Julia Kristeva, Le vieil homme et les loups
"In the paper today tales of war and of waste
But you turn right over to the T.V. page"
"In the paper today tales of war and of waste
But you turn right over to the T.V. page"
Crowded House
"Fortified by the warm blanket of dope, and swept up in a Technicolor B-movie fantasy, he takes to his task like Leatherface at Thanksgiving."
James St. James
"As Organizações Globo são empresas sérias, não precisam, não querem e, provavelmente, não vão gostar dessa minha defesa..."
Marcelo Netto (Memórias de uma guerra suja)
"Fortified by the warm blanket of dope, and swept up in a Technicolor B-movie fantasy, he takes to his task like Leatherface at Thanksgiving."
James St. James
"As Organizações Globo são empresas sérias, não precisam, não querem e, provavelmente, não vão gostar dessa minha defesa..."
Marcelo Netto (Memórias de uma guerra suja)
"La menor aseguraba que se mataba si otra mujer lograba arrebatarle el amor del guardián, y vivía en evidente estado de angustia, incluso durante las horas de asistencia a telenovelas a duras penas lograba contener las lágrimas ante escenas de infelicidad amorosa."
Declaración de Testimonio (Antonia Maria da Silva Lopes/Cae la noche tropical)
"Le monde ne marche que par le malentendu. C'est par le malentendu universel que tout le monde s'accorde. Car si, par malheur, on se comprenait, on ne pourrait jamais s'accorder. L'homme d'esprit, celui qui ne s'accordera jamais avec personne, doit s'appliquer à aimer la conversation des imbéciles et la lecture des mauvais livres. Il en tirera des jouissances amères qui compenseront largement sa fatigue."
Baudelaire (Mon coeur mis à nu)
"Prefiro até o Jornal Nacional, em que o Cid Moreira é um cara que sabe falar, tem domínio da voz, tem dicção, um problema crônico do nosso cinema."
Rogério Sganzerla (Estado de São Paulo, 1988)
"... é novela das seis, sete, nove, dez. Isso não pode dar certo, sobretudo porque o país já é lento, tem uma formação mental extremamente afásica e colonial."Rogério Sganzerla (Folha de São Paulo, 1995)
"Helena Ignez colocou muito de sua linguagem em Cara a Cara, O Bandido da Luz Vermelha e A mulher de todos. Mas foi com a Belair que deu uma contribuição autoral, criativa e extraordinária, porque criou para aqueles filmes uma forma de representação ainda inexistente, algo que nenhuma atriz havia feito até então. Depois disso a imitaram, e isso chegou à televisão."
Júlio Bressane (Folha de São Paulo, 1995)
"Now Little Johhny Jewel,
Oh, he's so cool,
He has no decision,
He's just trying to tell a vision..."
Television
"To hold the t.v. to my lips, the air so packed with cash
Then carry it up flights of stairs and drop it in the vacant lot
To lose my train of thought and fall into your arms' tracks
And watch beneath the eyelids every passing dot..."
Richard Hell
"Es würde eines tieferen Geistes vollkommen unwürdig sein, in der Mittelmässigkeit an sich schon einen Einwand zu sehn. Sie ist selbst die erste Notwendigkeit dafür, dass es Ausnahmen geben darf: eine hohe Kultur ist durch sie bedingt."
"Es würde eines tieferen Geistes vollkommen unwürdig sein, in der Mittelmässigkeit an sich schon einen Einwand zu sehn. Sie ist selbst die erste Notwendigkeit dafür, dass es Ausnahmen geben darf: eine hohe Kultur ist durch sie bedingt."
Nietzsche (Der Antichrist)
"Paralelamente, acontecia o programa Divino Maravilhoso na TV Tupi, algo que Fellini teria dado nota máxima no quesito porra-louquice. Portas abertas para a tropicanalhada toda pintar e bordar à vontade... Sem aviso prévio, a direção da emissora um dia simplesmente despede os tropicalientes sem mais, ou melhor, o 'conselho' indireto dos milicas acabou vencendo..."
"Estava eu babando na sarjeta num daqueles momentos droguísticos quem sou eu, onde estou, quando Hebe passa de carro por lá, me vê, desce, e me leva para sua casa..."
"Por em sentir em casa no sofá dela, mesmo sendo ao vivo, uma vez fui ao programa de pijama e pantufas e fiquei deitada lá só assistindo."
"Ria muito quando eu dizia: 'você pode votar no Maluf, porque eu te amo.'"
Rita Lee
"A primeira vez que o pai o viu na televisão, também ficou muito chocado: ele usava uma calça enorme de odalisca, e o pai pensou que estivesse de saia. Era demais. De saia, pintado, cantando fino e rebolando, não dava realmente para um pai militar aguentar."
Denise Pires Vaz (Um Cara meio Estranho)
"Three thousand years in show business and I always keep my nose clean..."
William S. Burroughs (Naked Lunch)
"Three thousand years in show business and I always keep my nose clean..."
William S. Burroughs (Naked Lunch)
"It was the third present he had given her; first had come the engagement ring, and then a little gold cigarette-case. He would be giving her many things now—clothes and jewels and friends and excitement."
Anthony Patch's stream of consciousness
"I don't care about truth. I want some happiness."
Gloria Gilbert
"Why, I might have been actually channeling the REAL SPIRIT of Zelda Fitzgerald..."
Anthony Patch's stream of consciousness
"I don't care about truth. I want some happiness."
Gloria Gilbert
"Why, I might have been actually channeling the REAL SPIRIT of Zelda Fitzgerald..."
James St. James
"É uma história em tecnicolor para ter algum luxo, por Deus, que eu também preciso."
Clarice Lispector
"Sabe o que eu mais queria na vida? Pois era ser artista de cinema."
Macabéa
"A galinha vive como em sonho. Não tem senso de realidade."
Narrador (O Ovo e a Galinha)
"Paralelamente, acontecia o programa Divino Maravilhoso na TV Tupi, algo que Fellini teria dado nota máxima no quesito porra-louquice. Portas abertas para a tropicanalhada toda pintar e bordar à vontade... Sem aviso prévio, a direção da emissora um dia simplesmente despede os tropicalientes sem mais, ou melhor, o 'conselho' indireto dos milicas acabou vencendo..."
"Estava eu babando na sarjeta num daqueles momentos droguísticos quem sou eu, onde estou, quando Hebe passa de carro por lá, me vê, desce, e me leva para sua casa..."
"Por em sentir em casa no sofá dela, mesmo sendo ao vivo, uma vez fui ao programa de pijama e pantufas e fiquei deitada lá só assistindo."
"Ria muito quando eu dizia: 'você pode votar no Maluf, porque eu te amo.'"
Rita Lee
"O presidente e fudador da Som Livre, o multimilionário braço fonográfico das organizações Globo, reponsável pelo lançamento das trilhas sonoras de novela, era João Araújo. Era o mesmo homem que, à frente da Philips em 1967, contratou todos os tropicalistas, na época meras promessas a tentar a sorte nos musicais da TV Record..."
"André Midani dirigia a Philips, após sua experiência no mercado de discos do México, a terra dos dramalhões televisivos..."
"Quem se deu bem mesmo na história foi a Rede Globo... entrou em um esquema de permuta com a Artplan, dando espaço na programação diária, tipo Minuto do Rock, desde dois meses antes de o Rock in Rio começar. O segredo é que tais inserções entravam no ar com patrocínio da Kolynos, Desodorantes Playboy, Tênis Daytona e cerveja Malt 90, com cada um pagando à emissora nada menos que 570 mil dólares..."
"Quem se deu bem mesmo na história foi a Rede Globo... entrou em um esquema de permuta com a Artplan, dando espaço na programação diária, tipo Minuto do Rock, desde dois meses antes de o Rock in Rio começar. O segredo é que tais inserções entravam no ar com patrocínio da Kolynos, Desodorantes Playboy, Tênis Daytona e cerveja Malt 90, com cada um pagando à emissora nada menos que 570 mil dólares..."
Ricardo Alexandre (Dias de Luta)
"We were fascinated by America but aware of its darker side. A big novelty for a bunch of kids from England, where TV finished at eleven P.M. and there were only three channels, was the fact that America had all-night TV and loads of stations. We just locked into this televangelist Eugene Scott, who had a low rent show that was all about raising money. And the only reason he wanted the money was to stay on the air."
Cabaret Voltaire (as quoted in Simon Reynolds' Rip It Up)
"Led Zeppelin never appeared on television or radio, yet they sold more records at that time than any other group! They made sure their music was outside the area of manufactured pop product."
Malcolm McLaren (Simon Reynold's Rip It Up)
"We were fascinated by America but aware of its darker side. A big novelty for a bunch of kids from England, where TV finished at eleven P.M. and there were only three channels, was the fact that America had all-night TV and loads of stations. We just locked into this televangelist Eugene Scott, who had a low rent show that was all about raising money. And the only reason he wanted the money was to stay on the air."
Cabaret Voltaire (as quoted in Simon Reynolds' Rip It Up)
"Led Zeppelin never appeared on television or radio, yet they sold more records at that time than any other group! They made sure their music was outside the area of manufactured pop product."
Malcolm McLaren (Simon Reynold's Rip It Up)
"I look at NBC blue, then I turn to another channel and look at the background in a different color and see which way it looks better with the skin tones on the faces."
"... it is your news and they're taken it and selling it as their product. But then they always say that they're helping you, and that's true too, but still, if people didn't give the news their news, and if everybody kept their news to themselves, the news wouldn't have any news."
"Certain people have TV magic: they fall completely apart off-camera but they are completely together on-camera... I never fall apart because I never fall together."
"What I like are things that are different every time... If I ever have to cast an acting role, I want the wrong person for the part... The wrong person looks so right to me."
"When you meet someone you never dreamed you'd meet, you're taken by surprise, so you haven't made up any fantasies and you're not let down."
"... you should always have a product that's not just 'you.' An actress should count up her plays and movies and a model should count up her photographs and a writer should count up his words and an artist should count up his pictures so you always know exactly what you're worth, and you don't get stuck thinking your product is you and your fame, and your aura."
"Right when I was being shot and ever since, I knew that I was watching television. The channels switch, but it's all television."
The Philosophy of Andy Warhol
"O que gostaria de te comunicar é tão simples e tão complexo, como a própria realidade-vida, que nem sei por onde começar. É por essa razão que gosto de novelas na televisão, nas quais as coisas nunca acabam de acontecer; é como a vida."Lygia Clark (carta a Hélio Oiticica)
"Mais ces images et ces voix sont radicalement impuissants pour induire le moindre changement effectif, pour assigner la moindre responsabilité, et pour fournir autre chose que des alibis. Que cet ordre soit fondé sur le non-fondement d'un chaos (abîme et bouche ouverte), cela se rappellera nécessairement un jour à ceux qui l'oublient tout aussi nécessairement."
Jacques Derrida (Donner la mort)
"... vou fazer como vocês la no Rio, ficar em casa vendo televisão. Esta é a realidade, tudo o mais é fantasia."
Motorista de Taxi (Fernando Sabino/Realidade e Fantasia)
"The average American spends more time per week watching television than in any other social activity. Pixels dancing on a screen are the central reality. People spend more time gazing at electrons than they do gazing into the eyes of their loved ones, looking into books, scanning other aspects of material reality. Talk about applied metaphysics! Electronic reality is more real than the physical world. This is a profound evolutionary leap. It can be compared to the jump from ocean to the shoreline..."
"Many of the Chinese students [of the Tien An Men Square in June 1989] had seen television coverage of student demonstrations in other countries. When German television stations began transmitting programs from the West, the Berlin Wall was on its way down."
Timothy Leary, Chaos & Cyberculture
"Présentateur ou présentratrice, cette dénomination est révélatrice du dernier des 'futurismes': celui du dopage électrotechnique de l'instant ominprésent qui torture si fort d'anciens journalists, subitement devenus des instantanéistes, et atteindra, demain, tout un chacun, métamorphosant la vie ordinaire des sociétés sédentarisées, ici ou là, en une vie infra-ordinaire; l'inertie photosensible des contemplateurs rejoignant bientôt celle de leur présentateur préféré, l'inertie de l'instant réel du flash d'information se substituant à celle, immobilière, de leur domiciliation, la délocalisation de l'emploi de l'espace se doublant de la désorientation de l'emploi du temps d'une vie quotidienne autrefois rythmée par l'alternance des jours comme des nuits..."
Paul Virilio, Le Grand Accélérateur
"Pour se servir de son affectivité comme le lutteur utilise sa musculature, il faut (au acteur) voir l'être humain comme un Double, comme le Kha des Emabumés de l'Égypte, comme un spectre perpétuel où rayonnent les forces de l'affectivité."
"Pour se servir de son affectivité comme le lutteur utilise sa musculature, il faut (au acteur) voir l'être humain comme un Double, comme le Kha des Emabumés de l'Égypte, comme un spectre perpétuel où rayonnent les forces de l'affectivité."
A. Artaud (Un athlétisme affectif)
"Energy is wasted on the wrong work of center; on unnecessary tension of the muscles out of all proportion to the work produced, on perpetual chatter which absorbs an enourmous amount of energy..."
"Energy is wasted on the wrong work of center; on unnecessary tension of the muscles out of all proportion to the work produced, on perpetual chatter which absorbs an enourmous amount of energy..."
Ouspensky
"A Globo é o mais moderno e popular veículo de comunicação do país e qualquer tentativa de intromissão de ideias em seu organismo implica, como não poderia deixar de ser, muita reflexão e luta... Esse mastodonte tem sua maneira de ser, vai sempre em frente e tem pouco tempo para ouvir o que os outros têm a dizer. Aos poucos, porém, fui compreendendo seus códigos e colocando algumas de minhas ideias, sobretudo na área da trilha sonora, ou sonoplastia, como se diz no rádio e na TV. Fiz trilhas só com ruídos, outras com serestas: fiz uma dodecafônica, outra só eletrônica; uma com rock progressivo e uma só com Wagner, Debussy e Satie. Todos os universos sonoros conhecidos estiveram presentes nos 20 'Casos Especiais' e alguns seriados que fiz e jamais alguém ligou para a estação para dizer que o som estaria 'moderno' demais, estranho ou incompatível com o que a TV mostrava. Isto é, o público tem antenas sensíveis a qualquer tipo de ideia sonora... A TV europeia veio de organismos culturais mais antigos — do teatro, do livro, por exemplo, e permanece muito ligada a eles. A norte-americana veio do cinema. A brasileira veio da porralouquice do Assis Chateaubriand, mas via rádio, o veículo de comunicação mais recente que havia. E não só pela modernidade do rádio, mas pelo fato de ele ser um veículo que atua diretamente na imaginação do indivíduo, um veículo 'quente', como dizia o McLuhan, a TV brasileira saiu por aí delirando, sem compromissos com enquadrações, conteúdos ou códigos de comunicação anteriores."
"A Globo é uma das mais bem-sucedidas empresas deste país. Se cada habitante do mundo que vê a Globo tomasse uma xícara de nosso café por dia ou usasse sapato de Franca, nós pagaríamos a dívida externa de toda a América Latina..."
"Televisão é indústria de comunicação e em indústria ninguém 'acha' nada; pesquisa-se, conhece-se o mercado e bola-se o produto."
"... não me peça bulas para o sucesso, pois nos labirintos da criação artística, dois mais dois não são quatro. A única coisa que eu posso afirmar com segurança é que um slogan que o brasileiro muito gosta e que é bem coisa de país subdesenvolvido, como 'jeitinho' e outras espertezas, aquele que diz que 'em time que está ganhando não se mexe', não se aplica em raciocínio artístico ou empresarial."
"... lançar mão da inteligência ou de ideias de fora da máquina é também uma forma de alimentá-la, algo que a TV brasileira, e mais particularmente a Globo, nunca soube tirar proveito, ainda que, acidentalmente, isso tenha ocorrido."
"Quando, naqueles idos de 60, fazia-se muita música criativa no Brasil, quem documentou, incentivou e ofereceu condições ideais para que toda aquela avalancha renovadora tivesse um rendimento máximo, foram as multinacionais, mais precisamente a Philips, através de um marroquino, judeu, de nome italiano, formação francesa, naturalizado brasileiro e presidente de uma multinacional holandesa, o André Midani."
Júlio Medaglia (Música Impopular)
Televisão (Titãs 1985):
"A televisão me deixou burro, muito burro demais
Agora todas coisas que eu penso me parecem iguais
O sorvete me deixou gripado pelo resto da vida
E agora toda noite quando deito é boa noite, querida.
Ô cride, fala pra mãe
Que eu nunca li num livro que um espirro fosse um virus sem cura
Vê se me entende pelo menas uma vez, criatura!
Ô cride, fala pra mae!
A mãe diz pra eu fazer alguma coisa mas eu nao faço nada
A luz do sol me incomoda, entao deixa a cortina fechada
É que a televisão me deixou burro, muito burro demais
E agora eu vivo dentro dessa jaula junto dos animais
Ô cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar meu coração captura
Vê se me entende pelo menos uma vez, criatura!
Ô cride, fala pra mãe!"
- Absolutely Fabulous;
- The Twilight Zone (Long Distance Call);
- Lost in Space;
- Twin Peaks;
Brazilian Soap Operas:
- Avenida Brasil (João Emanuel Carneiro, 2012);
- O Cravo e a Rosa (Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, 2000-2001);
- Vamp (Antônio Calmon, 1991-92);
- Meu Bem, Meu Mal (Cassiano Gabus Mendes, 1990-91);
- Bebê a Bordo (Carlos Lombardi, 1988-89);
- Mandala (Dias Gomes, 1987-88);
- Carmen (Gloria Perez, 1987-88; Rede Manchete);
- Sassaricando (Silvio de Abreu, 1987-88);
- O Outro (Aguinaldo Silva, 1987);
- Brega & Chique (Cassiano Gabus Mendes, 1987);
- Roda de Fogo (Lauro César Muniz, 1986-87);
- Selva de Pedra (Regina Braga e Eloy Araújo, 1986);
- Dona Beija (Wilson Aguiar Filho, 1986; Rede Manchete);
- Roque Santeiro (Dias Gomes, 1985-86);
- Vereda Tropical (Carlos Lombardi, 1984-85);
- Corpo a Corpo (Gilberto Braga, 1984-85);
- Partido Alto (Aguinaldo Silva e Gloria Perez, 1984);
- Guerra dos Sexos (Sílvio de Abreu, 1983-84);
- Louco Amor (Gilberto Braga, 1983);
- Sol de Verão (Manuel Carlos, 1982-83);
- Sétimo Sentido (Janete Clair, 1982) (abertura; último capítulo);
- Baila Comigo (Manuel Carlos, 1981);
- Marron Glacê (1979-1980);
- Feijão Maravilha (Bráulio Pedroso, 1979);
- Pecado Rasgado (Silvio de Abreu, 1978-79);
- Dancin' Days (Gilberto Braga, 1978-79);
- Pecado Capital (Janete Clair, 1975-76);
- O Rebu (Walter Avancini e Jardel Mello, 1974);
Brazilian divas and actresses:
- Adriana Esteves;
- Aracy Balabanian;
- Beatriz Segall (Odete Roitmann);
- Bel Kutner;
- Bruna Lombardi;
- Christiane Torloni;
- Clarice Piovesan;
- ***Cristina Pereira;
- Débora Bloch;
- ***Dina Sfat;
- ***Drica Moraes;
- Elizabeth Savalla;
- Eva Todor;
- Fernanda Montenegro;
- Fernanda Torres;
- ***Gloria Pires;
- Henriqueta Brieba;
- Inês Galvão;
- Irene Ravache;
- Isabela Garcia;
- Joana Fomm;
- Lady Francisco;
- Lídia Brondi;
- Louise Cardoso;
- ***Lucélia Santos;
- Lúcia Alves;
- Maitê Proença;
- Maria Padilha;
- Maria Zilda***;
- Marieta Severo;
- Marília Peira;
- Mila Moreira;
- ***Miriam Pires;
- Myriam Rios;
- Natália do Vale;
- Nathália Timberg;
- Norma Geraldy;
- Patricia Travassos;
- Regina Casé;
- Regina Duarte;
- Renata Sorrah (Nazareth Tedesco);
- Renée Vielmond;
- Rogéria (Astolfo Barroso Pinto);
- Rosamaria Murtinho;
- Sandra Bréa;
- Sílvia Pfeifer;
- Sonia Braga;
- Susana Vieira;
- Tereza Rachel;
- Tonia Carreiro;
- Vera Fischer;
- Vera Holtz;
- Vic Militello;
Brazilian galãs and actors:
- Alberto Riccelli;
- Ary Fontoura;
- Carlos Vereza;
- Daniel Dantas;
- Fábio Assunção;
- Felipe Carone;
- Francisco Cuoco;
- Guilherme Fontes;
- José Lewgoy;
- José Meyer;
- José Wilker;
- Kadu Moliterno;
- Lauro Corona;
- Luís Carlos Arutin;
- Luis Melo;
- Luiz Fernando Guimarães;
- Marco Nanini;
- Maurício Mattar;
- Ney Latorraca;
- Paulo Autran;
- Walmor Chagas;
See also:
See also:
- Favorite quotes from Detlev Claussen's Theodor W. Adorno;
- Pier Paolo Pasolini & Deconstruction;
- Allen Ginsberg, Burroughs & Ney Matogrosso;
- Audrey Hempburnt Haunted by A/Z;
- Genug! Manifesto;
- Kur-d-t My Ghost;
- Pier Paolo Pasolini & Deconstruction;
- Allen Ginsberg, Burroughs & Ney Matogrosso;
- Audrey Hempburnt Haunted by A/Z;
- Genug! Manifesto;
- Kur-d-t My Ghost;
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