Friday, February 01, 2019

Nova Ameaça ao Meio-Ambiente: Novo porto em Torres?! Quem se beneficia? Qual a lógica por trás?



Praia Paraíso/ Fev 2019 (como se sabe, Torres é um município que abarca diversas praias menores; Paraíso é justamente aquela em que se pretende construir o porto);
Praia Paraíso/Set 2015 (o clima do Rio Grande do Sul como se sabe é bastante instável, modificando-se de forma brusca ao longo de todo o ano; na história muito recente de Torres, há inclusive registro de formação de ciclone com característica de furacão);
(para mais fotos, ver aqui);
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Em reportagem publicada no jornal Zero Hora de 9 de janeiro de 2019, a jornalista Jéssica Rebeca Weber revela que "a idéia é apresentada pelo engenheiro civil Fernando Carrion e pelo senador Luis Carlos Heinze (PP)."
Quem é o senador?
Segundo, por exemplo, reportagem publicada no Yahoo notícias em 23 de outubro de 2018:
'Ligado ao setor rural do Rio Grande do Sul (estado que se destaca por sua produção agropecuária), Heinze trabalha em cima de renegociação de dívida de agricultores e – assim como o presidenciável pelo PSL – é crítico da demarcação de novas áreas indígenas. Em 2014, durante audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara em Vicente Dutra (RS), Heinze declarou que quilombolas, homossexuais e índios “são tudo que não presta”, e sugeriu a contratação de segurança privada pelos produtores rurais para manter a posse da terra. Mais tarde ele ponderou à imprensa que suas declarações (gravadas em vídeo divulgado nas redes sociais) foram feitas no “calor do debate” sobre conflitos entre indígenas e agricultores que haviam ocorrido em novembro do anterior. Também em 2014, votou contra a PEC do Trabalho Escravo, projeto que estipulava a desapropriação de terras de latifundiários que fossem flagrados submetendo seus trabalhadores a um regime análogo à escravidão.'
Heize nasceu em 1950, o engenheiro Fernando Carrion ainda antes da metade do século passado, em 1942 (segundo informações num site da Fundação Getúlio Vargas). 
Apesar de pelo menos um dos seus proponentes, o senador Luis Carlos Heinze do PP, se apresentar como defendendo perspectivas opostas aos anteriores governos do PT, em especial o de Dilma Rousseff, para cujo impeachment contribuiu, é patente a semelhança da lógica de um projeto como esse e aquela que foi vigente nos governos anteriores. Pensa-se o crescimento do país, antes de qualquer coisa, a partir de projetos megalomaníacos (pouco importa se ancorados no Estado ou na iniciativa privada), dependentes de estratégias indiferentes (quando não deletérias) ao meio-ambiente, e dentro de uma matriz ultrapassada de desenvolvimento como a produção extrativista em larga escala e exportação de commodities. 

***De acordo com reportagem do Jornal Nacional de 24 de abril de 2018, o PP, partido do senador, "é um dos partidos com mais investigados na Lava Jato." Outro político do PP diretamente envolvido no projeto do porto é o empresário do setor de construção, Ovídio Deitos, que é presidente desse partido em Caxias do Sul. Outros empresários desta cidade parecem também estar envolvidos. É preciso observar que Caxias do Sul foi de fato uma cidade industrial importante, com grandes fábricas de metalurgia que estão atualmente em declínio. Esses empresários enfrentam muitos problemas para se adaptar à nova economia mundial globalizada. O porto pode oferecer a eles uma pseudo-alternativa de salvação às custas do meio ambiente da região e da população local.
A proposta do "novo" porto não parece senão o velho disfarçado de novo (e ela de fato remonta ao século XIX), que vai, como sempre, beneficiar principalmente senão somente uma burocracia estatal preguiçosa e atrasada e/ou meia dúzia de oligarcas da iniciativa privada. Investimento externo viria de onde? China, máfia napolitana?!
A costa de torres é importante, por exemplo, para lobos marinhos, leões marinhos e baleias francas. Há, na região em que pretendem instalar esse porto, TRÊS reservas ecológicas: o Parque Estadual de Itapeva, o Refúgio da Vida Silvestre Ilha dos Lobos, e o Parque Tupancy
Como sabem os especialistas, no litoral do RS não há os costões graníticos e as baías protegidas do litoral de Santa Catarina. Isso implica uma série de riscos na construção desse tipo de porto, como a erosão. 
Ainda, a manutenção das infraestruturas já existentes no Brasil, como estradas, tem um enorme déficit. O Rio Grande do Sul, em especial, também há muito que não se destaca mais pela produção agropecuária, tendo perdido terreno para outros estados. É um estado com muitos problemas econômicos. Pretende-se, em meio a esse cenário, construir do zero, um novo porto?! 
Num país em que se tem permitido a ocorrência de desastres da escala daquele ocasionado pela Samarco em Mariana?! E Brumadinho, em menos de três anos?!!

O senador Heine, voltou a falar sobre o porto em entrevista ao jornal Correio do Povo. Pela convicção que ele expressa da execução da obra, ela certamente deve vir sendo planejada na surdina. Segundo o senador, uma das principais atividades do porto será a EXPORTAÇÃO DE GALINHA & SOJA:
- Porto privado em Torres tem projeto em andamento (Correio do Povo);

Notícias Recentes na Imprensa sobre a Situação do Meio-Ambiente no Brasil (governo Bolsonaro):
- Amazon rainforest indigenous people in fight for survival (BBC);
- Football pitch of Amazon Forest lost every minute (BBC);
- Bolsonaro plans threaten Amazon, says experts (BBC);
- Hundreds of new pesticides approved in Brazil (The Guardian);
- Brasil e EUA lideram retrocessos ambientais (BBC);
- Câmara muda Código Florestal e garante desmate a grandes produtores rurais (Uol);
- Com Bolsonaro, liberação de agrotóxicos cresceu 42%... (Uol);
Como Ricardo Salles tem desmontado a agenda verde (Época);
- A governança socioambiental do Brasil está sendo desmontada (Globonews);
- Ex-ministers blast Bolsonaro for dismantling Brazil's environment protections (Reuters);
- Ministro cancela ‘roadshow’ pela Europa após críticas (Gazeta do Povo);
- ‘Governo está promovendo um desmonte total no Meio Ambiente’ (Estadão);
- Natural History Museum Won't Roll Out Red Carpet for Bolsonaro (Bloomberg);
- Servidores escrevem carta acusando Salles (Estadão);
- Bolsonaro says Brazil rainforest reserve may be opened (Reuters);
- A natural-history museum is under fire for hosting Brazil's new president (The Atlantic);
- US natural history museum gala to honor Brazil's far-right president (The Guardian);
- Ibama exonera servidor que multou Bolsonaro por pesca irregular (Folha de São Paulo);
- O Projeto de Mefistóteles (Deutsche Welle);
- Bispos se opõem a políticos em evento (Estadão);
- Brazil environment minister's dismissal of slain Amazon defender stirs outrage (The Guardian);
- ‘It smells dirty’: scandals loom over Bolsonaro (The Guardian);
- Brazil reveals plans to privatize key stretches of Amazon highways (The Guardian);
- Jair Bolsonaro alarms climate activists with pro-business speech (The Guardian);
- Brazil environment chief accused of 'war on NGOs' (The Guardian);
- Gisele Bündchen is a 'bad Brazilian', says Bolsonaro's agriculture minister (The Guardian);
- Jair Bolsonaro launches assault on Amazon rainforest protections (The Guardian);
- BHP Billiton facing £5bn lawsuit from Brazilian victims of dam disaster (The Guardian);
- It was a disaster on an almost inconceivable scale (The Guardian);
Notícias na Imprensa sobre Brumadinho e outros rompimentos de barragens recentes:
- Rompimento de barragens em Rondônia: o que se sabe até agora (Globonews);
- Ministério Público investiga rompimento de barragens em Rondônia (Folha de São Paulo);
- New Dam Collapse in Brazil (Rondonia) (Associated Press);
- A Brazilian tragedy is a Deepwater horizon moment (The Economist);
- E-mails indicam que Vale soube de problemas em sensores de Brumadinho(G1);
- Dam collapse: the desperate search at Brazil's 'ground zero' (The Guardian);
- 'The river is dying': the vast ecological cost of Brazil's mining disasters (The Guardian);
- Au Brésil, la colère et la crainte d’une nouvelle catastrophe (Le Monde);
- The city is weeping – the aftermath of environmental disaster in Brumadinho (Greenpeace);
- Brazil dam disaster death toll in nears 60, with hundreds still missing (CBS News);
- Brumadinho dam collapse: Hope fades for hundreds missing in Brazil (BBC);
- Brazil dam collapse: 10 bodies found and hundreds missing (The Guardian);
- Hundreds Missing Following Burst Brazil Dam (The New York Times);
- Brazil dam collapse: Bid to rescue hundreds missing (Independent);
- Barragem da Vale se rompe em Brumadinho, em Minas Gerais (Valor);
- Dam Bursts at Vale Mine in Brazil (The Wall Street Journal);
Mais Material da Imprensa:
- O Conservador e o Atrasado (Elio Gaspari/Folha de São Paulo);

Postagens Relacionadas neste mesmo blog:
- Blue Crab/ Siri Azul (Torres, Brazil, Jan 2019);
- Instead of revolution: démontage;
- Who Wants to Be the World's 5th Largest Economy?
- Banality of Evil in Brazil;
- Brazil after Rousseff's Impeachment;
- A Place Where Everything Is Permitted;
- List of Infamous Brazilian Esquerdofrênicos;
- Humanitarian Rhetoric;
- Land of the Southern Lapwing;
- Torres (Northeast of Rio Grande do Sul);
- Garbage (Plastic Debris, Coast of Rio Grande do Sul);

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Ecoturismo como alternativa pro futuro: 


Qm aceita construir porto pra colocar reserva em risco?!
PARQUE DE ITAPEVA eh patrimônio de todos e o FUTURO da região;
PORTO eh projeto pra salvar meia dúzia de empresários do SÉCULO PASSADO com a corda no pescoço e dar dinheiro pra políticos.
Reportagem da Zero Hora (Aline Custódio, 6 de fevereiro de 2019):
'São mil hectares da única área que conserva o ambiente original do Litoral Norte gaúcho, dentro do bioma Mata Atlântica. As terras ficam no Parque Estadual de Itapeva, criado em 2002 com foco na conservação da fauna e da flora local.'
'... o parque não tem apenas florestas. Boa parte dele também contempla as últimas dunas costeiras do Estado, onde há espécies de animais que só vivem nelas e estão ameaçados, como a lagartixa das dunas e o tuco-tuco.'
'No ano passado, por exemplo, o gestor do parque, o biólogo Paulo Grübler, conta ter recebido turistas da Alemanha, da China, dos Estados Unidos e da Inglaterra.'
'Até 2010, um camping estadual funcionou nas dependências do parque. Com o fechamento dele, passou-se a discutir a elaboração de regras de visitação. Em maio do ano passado, Itapeva se tornou a primeira unidade de conservação do Estado a ter um plano de uso público, exclusivo e detalhado, para atender aos turistas. Orçado em R$ 7 milhões, o projeto prevê a construção de um centro de visitantes, com estacionamento, lanchonete, lojas de artesanato e um mirante de 12 metros de altura, fixado no ponto mais alto.'
'Também deverão ser implementadas atividades para potencializar o ecoturismo, como circuito de ciclismo e passeios de caiaque na Lagoa do Simão,' Parque de Itapeva preserva fauna e flora no último recanto original do Litoral Norte (Zero Hora).

3 comments:

  1. Anonymous3:59 PM

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  2. Anonymous7:31 AM

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  3. Anonymous11:33 AM

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