Irma Alvarez, Sérgio Sanz e Reginaldo Faria in Porto das Caixas (1962);
Norma Bengel, Carlos Kroeber e Augusto Rodrigues Lourenço em A Casa Assassinada (1971);
"Paulo César é um cineasta que muito admiro. Tanto no Bandido como na Pistoleira há coisas que observei nos filmes dele e que procurei desenvolver. Eu quis passar o heroísmo do plano masculino para o plano feminino, inclusive por achar que, neste momento, os homens estão se atrasando em relação às mulheres: a meu ver, elas estão adquirindo consciência mais rapidamente que nós."
Rogério Sganzerla (Jornal do Brasil, 1969)
"... o caso de Porto das Caixas no cine Metro em São Paulo: entre a sala, seu público e o filme, nada se estabeleceu. Os frequentadores dessa sala deviam procurar outro tipo de divertimento que não um filme lento, discreto, em preto e branco. O filme entrou nessa sala com a exclusiva finalidade de satisfazer a lei. E, talvez, com outra secreta finalidade: ao programar um filme totalmente inadequado para seu público e deixar a sala às moscas, o exibidor pretende provar que cinema brasileiro não é rentável."
Jean-Claude Bernadet, (Cinema Brasileiro: propostas para uma história)
***See also:
- Rogério Sganzerla;
- Meteorango Kid &/ou O Cabelo de André Luiz Oliveira;
- Julio Bressane;
- B4 Cidade de Deus & Tropa de Elite;
- Elza Gomes in Joaquim Pedro de Andrade's Guerra Conjugal (1976);
- Cinema Novo's Judgment Day;
- Brazil on a High;
- Meteorango Kid &/ou O Cabelo de André Luiz Oliveira;
- Julio Bressane;
- B4 Cidade de Deus & Tropa de Elite;
- Elza Gomes in Joaquim Pedro de Andrade's Guerra Conjugal (1976);
- Cinema Novo's Judgment Day;
- Brazil on a High;
And also:
- Sobre o fio de José Padilha;
- "ERRATA list" for Narrative Outbreak in Contemporary Conflict Cinema;
- Narrative Self-Deconstruction in Contemporary Cinema;
- Bases histórico-conceituais para a crítica cinematográfica não representacional;
- "ERRATA list" for Narrative Outbreak in Contemporary Conflict Cinema;
- Narrative Self-Deconstruction in Contemporary Cinema;
- Bases histórico-conceituais para a crítica cinematográfica não representacional;
No comments:
Post a Comment
Leave your comments below: